domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Herói Perdido - Rick Riordan

Jason tem um problema. Ele não se lembra de nada que aconteceu antes de acordar em um ônibus cheio de crianças em uma viagem. Aparentemente, ele tem uma namorada chamada Piper e o seu melhor amigo é um menino chamado Leo. Eles todos estudam na Wilderness School, uma escola para “crianças más”, como diz Leo. O que Jason fez para acabar lá? E onde exatamente é lá? Jason não sabe de nada – exceto que tudo parece muito errado.
Piper tem um segredo. Seu pai, um ator famoso, está desaparecido há 3 dias, desde que ela teve aquele terrível pesadelo sobre ele com problemas. Piper não entende o seu sonho ou por que seu namorado de repente não a reconhece. Quando uma louca tempestade os atinge durante a viagem escolar, libertando estranhas criaturas e levando a ela, Jason e Leo a um tal Acampamento Meio-Sangue, ela tem a sensação de que vai descobrir, querendo ou não.
Leo leva jeito com ferramentas. Quando ele vê sua cabine no Acampamento Meio-Sangue, cheia de furadeiras e peças de máquinas, ele se sente sem casa. Mas também há coisas estranhas – como a maldição de que todos estão falando, e algum campista que desapareceu. O mais estranho é que os seus colegas de cabine insistem que cada um deles – inclusive Leo – é parente de um deus. Será que isso tem alguma coisa a ver com a amnésia de Jason, ou o fato de que Leo continua vendo fantasmas?

Comecei a ler esse livro muito empolgada, porque eu sou super fã de Percy Jackson, então minhas expectativas para o primeiro livro dessa nova série eram gigantescas. Depois de alguns capítulos eu estava meio que me forçando a continuar, porque eu não estava aguentando mais o Jason, que ficava se questionando do seu passado, e a Piper, que queria o amor do Jason... Eu estava continuando só por causa do Leo.
A forma de contar a história mudou de uma série para a outra, agora tem três pontos de vistas, narrados em terceira pessoa. Achei que fazer os capítulos assim deixou a história mais dinâmica, mas cortou muitas das partes emocionantes e das lutas.
Apesar de tudo isso, o Rick Riordan ainda é um gênio. Quando eu terminei de ler esse livro, eu fiquei, tipo, UAU! Ele conseguiu juntar as pontas e fazer um desfecho digno de “eu preciso saber o que vai acontecer. AGORA!”, vou ficar contando os dias para o lançamento de O Filho de Netuno, para saber se o Percy está bem e se o plano de guerra do Acampamento dará certo.

P.S.: Simplesmente amei que os personagens antigos e os novos se encontraram nessa série, porque acho que não consigo mais imaginar mitologia sem pensar no Percy, na Annabeth, na Rachel, no Quíron...

NOTA: 4 estrelas

Um comentário:

Anônimo disse...

Preguiça de ler esse livro, você descobriu o que acontece com o meu Percy? ç.ç