segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Os 13 porquês - Jay Asher

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Antes de tudo, esse livro é daqueles que depois de ler, você fica se remoendo por um bom tempo, pensando em como ele consegue se encaixar na sua vida, como ele afeta as pessoas. Não, não é um livro que se deva ler para "distrair a cabeça" ou "passar o tempo", sua história é pesada, real.

Sua história gira em torno do suicídio de uma adolescente, Hannah, e o modo como ela escolheu para compartilhar com as pessoas o motivo dela ter feito isso. Quer dizer, com as pessoas não, com aqueles que influenciaram essa decisão. Hannah gravou 7 fitas cassetes, com 13 lados preenchidos - 13 histórias que ela queria contar, cada uma envolvendo uma pessoa em especial.
Todas as pessoas sobre as quais as histórias são recebem as fitas e depois tem que as repassar para a pessoa da história seguinte a sua. Tem que repassar, senão um segundo jogo de fitas irão à tona e todos ficariam sabendo do que essas pessoas fizeram. Umas não tinham nada a perder caso não mandasse, já outras...
A história começa quando Clay - bom aluno, querido por todos e, principalmente, alguém que tinha um paixão secreta por Hannah desde que a conhecera - recebe uma caixa com as fitas. Assim que ele ouve o começo da primeira, que avisa que todos que estão recebendo as fitas foram, de certa maneira, responsáveis pela morte sua morte, ele entra em estado de negação.
Clay não sabia o que fez para ser um dos "porquês" de Hannah, então ele começa a ouvir as fitas, descobrindo coisas da menina que ele nem imaginava.
Hannah, dá-se para perceber (apesar da falta de descrição dos personagens) que era muito bonita, e logo que chegou na escola nova atraiu a atenção de um aluno mais velho, Justin. Ele foi seu primeiro beijo, mas ele também foi o começo de seu fim. Depois que eles saíram por um tempo, um boato começou a circular - um boato um tanto de mal gosto, deixando a reputação de Hannah um pouco manchada.
O assédio que recebia quanto essa falsa reputação ia aumentando e aumentando. Os poucos amigos que achava que possuía deram-lhe as costas, os meninos faziam brincadeiras de mal gosto, e coisas desse tipo. Hannah acabou isolando-se e começando a pensar em acabar com a sua vida.
Há uma passagem, mais para o final do livro, no qual Hannah diz:
E não tenho muito tempo para descobrir, porque amanhã... eu vou fazer isso. Nossa. Eu não estarei mais aqui... amanhã.
Parece que nem ela mesma acredita que vai fazer isso - seja no sentido de que ela não acredita mesmo que vai se matar ou que finalmente estará livre de tudo. Para ter uma noção do quanto ela não aguentava mais acordar todos os dias e continuar tentando viver.
Ao ouvir fita por fita, Clay fica indignado em como as pessoas podiam ter feito tudo aquilo para Hannah e ele fica se perguntando o que de tão ruim ele teria feito para estar no meio daquelas pessoas, assim como se culpa por não ter percebido como estava a situação com a garota e não ter dito a ela tudo o que queria - como se sentia -, já que agora não poderia mais e isso talvez tivesse mudado o como como as coisas aconteceram.
Quando ele escuta sua própria fita, fica se sentindo ainda mais culpado, pensando que ele poderia ter notado as mudanças no comportamento e aparência de Hannah, pois os sintomas estavam evidentes, mas ele - nem ninguém - quis ver. Uma cena clara que mostra isso é no 13º porquê, no qual ela praticamente pede ajuda para não se matar mas a pessoa não dá a mínima.
Mais de uma vez no livro eu tive que me lembrar de que Hannah já estava morta, que aquelas fitas não eram ela mesma falando em carne e osso, mas mesmo assim, quando acabou a história eu tentei desesperadamente ver se não havia alguma página oculta ou algo do tipo, falando que Hannah tinha apenas pregado uma peça em todos e que ela voltava, viva, para reencontrar aqueles que tinham mexido tanto com sua vida.
O "efeito bola de neve" que atinge Hannah é o que chamamos de bullying. E ver como cada uma das pessoas que recebeu a fita contribuiu para ir acrescentando mais e mais, muitas vezes sem ao menos pensar que isso teria uma repercussão tão grande, é o que mais chama a atenção.

Não tem como não se identificar com os personagens, eles são bem construídos e podem muito bem serem parecidos com nossos amigos, vizinhos ou mesmo colegas de escola. Eles são pessoas verdadeiras, com defeitos e qualidades, inclusive os personagens principais (Hannah e Clay) são assim, não sendo colocados em pedestais de perfeição.
Os capítulos também foram bem desenvolvidos, foram divididos pelos lados das fitas cassetes, uma história em cada capítulo. E possuíam duas narrações que se enlaçavam - a de Clay e de Hannah - e dava para ver claramente quem era a "voz" de quem e imaginar os fatos.
Uma história tocante, forte e real. É difícil de tirar os olhos das páginas, mas são muitas informações para absorver em pouco tempo de leitura - apesar do livro ser muito rápido de ler. Dificilmente é um livro para ler mais de uma vez, exatamente pelo tema, mas é, com certeza, um dos quais ninguém esquecerá depois de ler, tamanho o impacto que causa - tanto para enxergar os próprios atos, quanto os dos outros.


P.S.: Irá ser lançado o filme sobre esse livro e quem ira protagonizar como Hannah será Selena Gomez, o que vocês acham? Sinceramente não achei que combinou muito, mas quem sabe...

Nota: 5 estrelas

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa bf, achei tudo muito interessante e mesmo sendo uma coisa meio tensa e que me deixa meio aflita, ainda me deu vontade de ler. Fiquei curiosa pra saber o que tanto fizeram com a garota, principalmente esse Clay e como ela morre... enfim, é isso. Te amo!

Yesterday disse...

Fizeram ela sofrer muito bullying, sério, dava até dó... E quanto mais ela de fechava, mais as pessoas a perturbavam, dava pra sentir por ela, sabe? Porque o Clay estava entre as pessoas que receberam as fitas eu não vou contar, se quiser eu te passo o livro para ler e descobrir rs. E ela se mata tomando vários comprimidos, bem deprimente. :/
Te amo!