sábado, 5 de fevereiro de 2011

Travessuras da menina má - Mario Vargas Llosa

O peruano Ricardo vê realizado, ainda jovem, o sonho que sempre alimentou: o de viver em Paris. O reencontro com um amor da adolescênciao trará de volta à realidade. Lily - inconformista, aventureira e pragmática - o arrastará para fora do pequeno mundo de suas ambieções.
Ricardo e Lily - ela sempre mudando de nome e de marido - se reencontram várias vezes ao longo da vida, em diferentes partes do mundo. Na Paris revolucionária doas anos 60; na Londres das drogas, da cultura hoppie e do amor livre dos anos 70; na Tóquio dos grandes mafiosos; e na Madri em transição política dos anos 80. Uma narrativa ágil, ao mesmo tempo vigorosa e terna, conduz o leitor nesta dança de encontros e desencontros.
Criando uma admirável tensão entre o cômico e o trágico. Mario Vargas Llosa joga com a realidade e a ficção para contar um história em que o amor se mostra indefinível, senhor de mil faces, como a menina má do título. Paixão e distância, acaso e destino, dor e prazer…

Terminei de ler esse livro fazem alguns dias já e fiquei me remoendo para decidir o que eu iria escrever sobre ele. A sinopse, claramente, já atrai a atenção, eu fiquei me imaginando como seriam esses encontros e reencontros, como seria o romance do livro e essas coisas, mas devo dizer que esse livro não foi nada do que eu imaginei.
Ricardo foi criado por parentes, já que seus pais haviam morrido, então ele cresceu em Miraflores, um antigo bairro bom lá do Peru. Ainda na sua infância, lá surgiram duas “chilenas”, Lily e Lucy, e ele se apaixonou por Lily. No tempo que eles passaram juntos, ele fez da meta da sua vida fazer dela sua namorada, coisa que ela sempre recusava. Certo dia, em uma festa, uma senhora desmascarou Lily e Lucy, que, na verdade, não tinham nada de chilenas, e elas nunca mais voltaram ao bairro.
O garoto seguiu com sua vida. Conseguiu se mudar para Paris e realizar seu sonho, até que, ao fazer um favor ao seu amigo, ele reencontra Lily, que agora se chama camarada Arlette. Ela continua com o mesmo jeito de antes, não queria nada sério com Ricardo, ela só queria grandeza, dinheiro e essas coisas… E assim a história vai indo.
Pela sinopse, dá a entender que será uma grande história de amor, o que realmente é, mas apenas pela parte de Ricardo, pois se for ver pela parte de Lily, ela apenas pisa mais e mais no pobre peruano que é apaixonado por ela desde a infância. No começo dava uma pontada de raiva dela ao ver o tanto que ela o maltratava, mas mais para o final do livro se acaba acostumando com o jeito dela e descobrindo os motivos de ela fazer o que faz, além do mais, dá até para perceber como os sentimentos dela pelo Ricaro vão mudando aos poucos, apesar de ela não admitir e continuar o tratando mal.
O destino prega várias peças em Ricardo, sempre colocando Lily em seu caminho. Com o folhear das páginas, admito, não tinha como não torcer pela felicidade de Ricardo - a felicidade dele ao lado de Lily, porque estava claro que ele nunca amaria alguém igual a amava.
O último capítulo, por pouco, não desisti de ler, assim que o comecei, fiquei pasma, mas resisti a tentação e devo dizer que o final simplesmente me surpreendeu. Apesar dos capítulos serem gigantes e um pouco massantes, por contar muitas coisas sobre o que estava acontecendo no mundo/país no determinado momento - o que foi muito interessante, porque dava para se sentir dentro da história -, esse virou um dos meus livros favoritos.
Super recomendado.

Nota: 5 ESTRELAS

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu já vi esse livro pra vender, quase comprei, é muito bom a sinopse dele